segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Geleia de Amora com Agave






Meus queridos amigos Helinho, Aline e o pequeno Ravi tem a sorte de possuírem uma amoreira em seu quintal. Esses dias me presentearam com essa caixinha cheia das delicinhas pretinhas e doces. Me lembrei de quando roubávamos amora na casa vizinha à minha escola. Por que será que fruta roubada é mais gostosa? Tenho algumas teorias, quando a gente rouba fruta, em geral, comemos na hora. Tudo que é fresco é mais gostoso, então... Ou, o sabor da fruta proibida é muito melhor, Eva sabe bem do que estou falando.



Outra coisa que quero falar com vocês há um tempão é sobre o Agave.

O agave é uma planta nativa do México, a mesma que se faz a tequila. Seu paladar neutro, similar ao açúcar, não altera o sabor dos alimentos. Pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, sucos, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e, no nosso caso, geleia de amora.
Com baixo índice glicêmico, o Agave é permitido para diabéticos (sempre consulte seu médico). Possui alto conteúdo de frutose e é 1,3 vezes mais doce que o açúcar comum, a sacarose. É também rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio.




Geleia de Amora

.

1 xícara de amora

2 colheres de sopa de agave

.

Lave e seque bem as amoras. Retire seus cabinhos e amasse grosseiramente. Numa panela de fundo grosso, coloque as amoras amassadas e o agave. Deixe cozinhar em fogo bem baixinho, mexendo de vez em quando até que fique na consistência desejada. Deixe esfriar e sirva.


Bom apetite!

3 comentários:

Roberta disse...

Oi Michele, BOM DIA!!
Adorei essa receita simples, comecei a usar o endul agora e nem tinha pensado nas geléias...Vou investir nelas agora, nada de geléias compradas mais!!
É impressionante a quantidade de possibilidades que tempos para substituir os comprados em supermercados.
bjos

Claudia Moema disse...

Endul simplesmente no pão é maravilhoso... em geléia então... uau!
Pena que custe tão caro (comprei por R$22,40 no Mundo Verde)
Claudia Moema

Michele Maia disse...

Claudia,
Eu encontro a R$ 17,00/18,00. Mas tem que procurar. Várias lojas estão trabalhando com o xarope de agave, inclusive já vi outras marcas.
Boa sorte.
Bjs