sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Salada de Brócolis ao Pesto de Salsa e Castanha do Pará

Coisa boa é isso: fazer uma receita, sem grandes expectativas e se surpreender com o resultado. Tem coisa pior que esperar o melhor de uma receita ou de alguém e se frustrar? Com essa história lembrei de quando era estudante e algumas vezes me empolgava, mais que o normal, com algum chef que eu admirava. Sempre me frustrava porque eles acabavam não indo muito com a minha cara. Às vezes porque eu era vegetariana, outras porque era sincera, dois defeitos imperdoáveis na gastronomia tradicional. O bom disso tudo é que como eles esperavam tão pouco de mim, eu os surpreendia. Com isso voltamos ao início da nossa conversa. Eu, para eles, era uma saladinha de brócolis, mas eu tentava mostrar que tinha pesto de salsa e castanha do pará.



Salada de Brócolis com Pesto de Salsa e Castanha do Pará
.
.
1 brócolis americano
4 ovos caipiras
10 azeitonas pretas
2 tomates cortados em gomos
1/2 molho de salsa
1/2 xícara de castanha do pará
2 colheres de sopa de queijo parmesão ou pecorino ralado
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
.
Cozinhe os floretes de brócolis em água e sal por 5 minutos e, logo em seguida, escalde em água fria para interromper o cozimento e manter a cor verde vibrante. Reserve.
Cozinhe os ovos, descasque e corte em gomos.
No liquidificador, coloque a salsa, as castanhas, o queijo ralado e o azeite. Bata até que fique homogêneo.
Arrume em uma travessa os floretes de brócolis, os gomos de tomate, os ovos e as azeitonas pretas.
Jogue o pesto por cima e sirva.
.
Bom apetite!

Nenhum comentário: