terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Torta de Banana e a Máquina de Escrever

Arrumando a minha papelada de receitas, achei uma apostila muito antiga que foi do primeiro curso de culinária natural que fiz. Não faz tanto tempo assim, deve ter sido há uns 10 anos atrás, mas pude ver como tudo está evoluindo tão rápido. A apostila era datilografada em máquina de escrever. Na época já usávamos o computador, mas acho que a professora datilografou essa receita há tempos. No final das contas, na história da humanidade, não sei quem veio primeiro, a máquina de escrever ou a torta de banana. Só sei que adorei ver essa raridade, acho que vou emoldurar. Me lembrei dos cursos de datilografia, os quais eu infelizmente não fiz. Cato milho com três dedinhos até hoje... Mas, fazer o que? Vamo que vamo!

Dei uma leve adaptada na receita porque queria usar um ingrediente novo que encontrei, a farinha de coco. Adorei o resultado porque adoro coco. Ainda por cima a receita assim torna-se sem glúten, mas quem preferir pode fazer como a receita original, substituindo a farinha de coco pela farinha de trigo integral.
.
.
Torta Natural de Banana
18 bananas bem maduras
100g de manteiga
2 xícaras de farinha de coco (ou farinha de trigo integral)
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de fermento para bolo
1 colher de chá de canela em pó
Descasque as bananas e corte em fatias no sentido do comprimento. Reserve.
Misture os demais ingredientes, fazendo uma farofinha úmida.
Unte uma forma com manteiga. Coloque no fundo da forma metade da farofinha. Coloque por cima, metade das bananas. Ponha mais uma camada da farofinha e por último o restante das bananas. Polvilhe com mais um pouco de açúcar mascavo e canela.
Leve para assar em forno a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.
Bom apetite!

4 comentários:

Adalberto Mei disse...

Lembrei do tempo em que comecei meu estágio na faculdade de direito. Também usei bastante a máquina de escrever. Bons tempos, mas não tenho nenhuma saudade da velha máquina! Sobre a torta, eu quero a que leva farinha de coco, por favor! Outro dia comi uma salada que levava cenoura ralada e coco. A combinação ficou muito boa. Beijos!

Samille disse...

Miii, banana é minha fruta favorita!! amei a receita!!
bjao querida, bom final da semana:) sam

Tati disse...

Hummm, adoro torta de banana.
vou fazer aqui.
Só vou trocar a manteiga por margarina. Pra fazer uma versão vegan
=D
beijos

Mena Medeiros disse...

Bacalhau dá em árvores??????