quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pudim de Pão Caramelado

Sabe aquele monte de pão francês que vai sobrando durante a semana? Nem sempre fazer torradinhas ou farinha de rosca é uma opção que encha os olhos. Aí vem o final de semana e uma sobremesa é sempre bem vinda. Ainda melhor se for feita reaproveitando alimentos.
Esse pudim fez o maior sucesso aqui em casa, porque não é muito doce e é uma delícia acompanhado de um cafezinho.
.

Pudim de Pão Caramelado

.
5 pães franceses dormidos
200g de açúcar cristal orgânico
4 colheres de sopa de água
250 ml de creme de leite fresco
250 ml de leite
2 colheres de sopa de licor de amêndoa ou rum
4 ovos caipiras batidos
.
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Corte os pães em fatias de 1,5 cm de espessura e ponha em uma travessa que possa ir ao forno.
Coloque o açúcar e a água em uma panela e mexa um pouco para ajudar a dissolver o açúcar antes de levar ao fogo. Leve ao fogo médio e deixe ferver até que o açúcar caramelize claro. Abaixe o fogo e junte o creme de leite, mexendo sempre. Junte o leite e o licor ou rum.
Tire do fogo e mexa para que esfrie um pouco. Sempre mexendo, junte os ovos batidos.
Coloque esse creme sobre os pães e deixe descansar por 10 minutos.
Asse por 20 minutos.

Bom apetite!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Geleia de Amora com Agave






Meus queridos amigos Helinho, Aline e o pequeno Ravi tem a sorte de possuírem uma amoreira em seu quintal. Esses dias me presentearam com essa caixinha cheia das delicinhas pretinhas e doces. Me lembrei de quando roubávamos amora na casa vizinha à minha escola. Por que será que fruta roubada é mais gostosa? Tenho algumas teorias, quando a gente rouba fruta, em geral, comemos na hora. Tudo que é fresco é mais gostoso, então... Ou, o sabor da fruta proibida é muito melhor, Eva sabe bem do que estou falando.



Outra coisa que quero falar com vocês há um tempão é sobre o Agave.

O agave é uma planta nativa do México, a mesma que se faz a tequila. Seu paladar neutro, similar ao açúcar, não altera o sabor dos alimentos. Pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, sucos, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e, no nosso caso, geleia de amora.
Com baixo índice glicêmico, o Agave é permitido para diabéticos (sempre consulte seu médico). Possui alto conteúdo de frutose e é 1,3 vezes mais doce que o açúcar comum, a sacarose. É também rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio.




Geleia de Amora

.

1 xícara de amora

2 colheres de sopa de agave

.

Lave e seque bem as amoras. Retire seus cabinhos e amasse grosseiramente. Numa panela de fundo grosso, coloque as amoras amassadas e o agave. Deixe cozinhar em fogo bem baixinho, mexendo de vez em quando até que fique na consistência desejada. Deixe esfriar e sirva.


Bom apetite!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Salada de Brócolis ao Pesto de Salsa e Castanha do Pará

Coisa boa é isso: fazer uma receita, sem grandes expectativas e se surpreender com o resultado. Tem coisa pior que esperar o melhor de uma receita ou de alguém e se frustrar? Com essa história lembrei de quando era estudante e algumas vezes me empolgava, mais que o normal, com algum chef que eu admirava. Sempre me frustrava porque eles acabavam não indo muito com a minha cara. Às vezes porque eu era vegetariana, outras porque era sincera, dois defeitos imperdoáveis na gastronomia tradicional. O bom disso tudo é que como eles esperavam tão pouco de mim, eu os surpreendia. Com isso voltamos ao início da nossa conversa. Eu, para eles, era uma saladinha de brócolis, mas eu tentava mostrar que tinha pesto de salsa e castanha do pará.



Salada de Brócolis com Pesto de Salsa e Castanha do Pará
.
.
1 brócolis americano
4 ovos caipiras
10 azeitonas pretas
2 tomates cortados em gomos
1/2 molho de salsa
1/2 xícara de castanha do pará
2 colheres de sopa de queijo parmesão ou pecorino ralado
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
.
Cozinhe os floretes de brócolis em água e sal por 5 minutos e, logo em seguida, escalde em água fria para interromper o cozimento e manter a cor verde vibrante. Reserve.
Cozinhe os ovos, descasque e corte em gomos.
No liquidificador, coloque a salsa, as castanhas, o queijo ralado e o azeite. Bata até que fique homogêneo.
Arrume em uma travessa os floretes de brócolis, os gomos de tomate, os ovos e as azeitonas pretas.
Jogue o pesto por cima e sirva.
.
Bom apetite!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Petisco de Grão de Bico

Nem só de trash food é feito um petisco. Se você vai fazer uma reuniãozinha e quer servir algo crocante, surpreendente e saudável, a dica é esse petisco de grão de bico. Pra variar, é rápido e fácil.


Petisco de Grão de Bico

400g de grão de bico
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de páprica picante
1 colher de chá de açafrão ou curry
sal



Cozinhe o grão de bico na panela de pressão por 15 minutos após o início da fervura. Escorra a água e espalhe sobre uma assadeira. Junte o azeite, a páprica, o açafrão e o sal. Misture bem para envolver todos os grãos.
Leve ao forno baixo por aproximadamente 50 min. ou até que fique bem dourado. Espere esfriar e guarde em potes de vidro bem fechados para não perder a crocância.

Bom apetite!



sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Batatas e Champignons ao Forno


Essa é uma receita simplérrima, mas muito gostosa. Na verdade, nem posso chamar de receita, porque as quantidades variam de acordo com o gosto de freguês. Vou contar um segredo que me foi passado pelos grandes chefs que conheci pela vida: Um bom prato precisa de poucos e bons ingredientes. Anotaram?


Para esse prato, basta cortar algumas fatias de batata inglesa e champignon fresco (sempre!). Arrume em uma assadeira e tempere com azeite, sal e pimenta do reino moída na hora (porque o sabor fica muito melhor). Leve ao forno até que as batatas fiquem levemente douradas.
Eu servi acompanhado de uma omelete de queijo e brócolis no vapor.
Uma refeição leve e gostosa.
Bom apetite!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Saiu hoje nO Globo

Dietas com muita proteína e pouco carboidrato aumentam o risco de câncer e de doenças do coração
Publicada em 14/09/2010 às 14h26m

O Globo RIO - Trocar o pão e o macarrão pelas carnes vermelhas pode aumentar o risco de várias doenças, principalmente o câncer e as cardíacas. Este é o resultado da análise da dieta de mais de 100 mil pessoas, que mostra que o índice de mortalidade em indivíduos que têm uma dieta muito proteica é 12% maior do que aqueles que preferem consumir mais carboidratos. O estudo, publicado no "Annals of Internal Medicine" de setembro, faz uma análise de duas pesquisas importantes: A Nurses' Health Study, que acompanha mais de 85 mil mulheres, e a Health Professionals' Follow-Up Study, que estuda cerca de 45 mil homens. O levantamento mostrou também que a taxa de mortalidade depende muito do tipo de proteína que é ingerida. Quem seguia uma dieta rica em proteínas de origem vegetal, com leguminosas e castanhas, e com pouco carboidrato rico em açúcar e farinha branca tinha uma chance 20% menor de morrer de câncer ou do coração. Somente aqueles que seguiam uma dieta da proteína rica em gordura animal, com muita carne vermelha e carnes processadas, é que tinham uma chance 14% maior de morrer de problemas cardíacos e 28% maior de morrer de câncer. A médica Teresa T. Fung, uma das coordenadoras do estudo e professora da Simmons College, em Boston, afirma que há cada vez mais provas de que uma dieta rica em carne vermelha não é tão benéfica. - Quem quiser seguir uma dieta pobre em carboidratos deve procurar orientação médica para não exagerar no consumo de proteína animal. Sem dúvida, as pessoas devem se preocupar em comer menos carne.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Crepe de Shitake

Acredito que se nesse mundo não existissem os cogumelos eu seria uma pessoa menos feliz. Não há nada tão saboroso. Se eu tiver que escolher um dia uma última refeição, provavelmente terá cogumelo no prato.
Como se não bastasse ter um sabor sem igual, ele ainda é saudável. Ajuda no sistema imunológico e é riquíssimo em proteína.
Eu quis fazer uma crepe diferente, parecida com as panquecas americanas, só que salgada. Achei que valorizou o prato porque os cogumelos não ficaram escondidinhos embaixo da coberta :)


Crepe de Shitake
.
.
Massa:
.
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 ovos caipiras
leite o quanto baste para ficar com consistência de bolo grosso
sal marinho
.
Misture todos os ingredientes. Coloque uma frigideira antiaderente no fogo baixo e quando estiver bem quente, coloque uma pequena concha da massa no centro. A massa não pode escorrer, deve se concentrar no centro formando um disco de 10cm de diâmetro. Espere dourar e vire. Repita a operação até que a massa acabe. Reserve.
.
Shitake:
.
400g de shitake fatiado sem os cabinhos
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
200ml de creme de leite fresco
sal marinho e pimenta do reino
.
Aqueça uma frigideira com o azeite e coloque os cogumelos junto com o alho. Deixe grelhar em fogo alto, mexendo sempre. Quando estiver bem douradinho, acrescente o creme de leite e tempere com sal e pimenta.
Monte as crepes dispondo camadas de massa e cogumelos. Termine com cogumelos. Decore com uma folha de salsa e sirva imediatamente.
.
Bom apetite!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Bolo Super Orgânico de Banana

Mais uma receita da série "Yes, nós temos banana!". Que culpa tenho eu se a fruta preferida da Carmem Miranda existe em abundância nessa nossa terrinha e que ainda por cima é uma delícia. Assumo minha culpa em sempre fazer bolos, bolos e inventar outra receita de bolo. Mas é que tão bom...
Devo dizer que tenho a intuição que não será o último, portanto, tenham paciência comigo.


Bolo Super Orgânico de Banana

5 bananas orgânicas bem madurinhas (eu usei prata)
3 colheres de açúcar mascavo orgânico
Derreta o açúcar mascavo na própria forma, na boca do fogão. Espalhe por todo fundo da assadeira. Disponha as bananas em fatias a fim de cobrir todo o fundo.
Bata no liquidificador:
3 ovos caipiras orgânicos
1 xícara de óleo de girassol
1 1/2 xícara de açúcar mascavo orgânico
1 colher de chá de canela em pó
Passe a mistura do liquidificador para uma bacia e junte:
1 xícara de farinha branca orgânica
1 xícara de farinha integral orgânica
1 colher de sopa de fermento
Misture bem e coloque na forma sobre as bananas, Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos.
Bom apetite!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Quibe de Trigo Sarraceno com Vegetais

Hoje resolvi testar nosso bom e velho "quibe vegetariano" com um ingrediente pouco conhecido e explorado: O trigo sarraceno. Eu mesma não tinha hábito de usá-lo até pouco tempo, mas como a curiosidade sempre vence a insegurança, comprei e resolvi testá-lo. Já fiz umas crepes que ficaram ótimas. E hoje o quibe também não ficou atrás. Estou sempre buscando conhecer e testar novos ingredientes. A alimentação saudável depende também da variedade de alimentos que ingerimos. Os alimentos se complementam, por isso, OUSE!
Eu usei o trigo quebradinho e comprei em loja de produto natural.


Apesar do nome e do aspecto de suas sementes, o trigo sarraceno não guarda parentesco algum com o trigo ou com outros cereais. É da mesma família do ruibarbo e da bardana. Assim como o trigo e a cevada, tem flavonóides, que são antioxidantes. Eles diminuem o enrijecimento das artérias e ajudam a elevar o colesterol bom e a abaixar o mau.

Outro aspecto muito importante é que não contém glúten.


Quibe de Trigo Sarraceno com Vegetais

1 1/2 de trigo sarraceno
1 litro de caldo de legumes
2 cebolas picadas
1 cenoura grande ralada grosso
1 abobrinha ralada grosso
azeite
1/2 molho de cheiro verde picado

sal marinho

pimenta do reino

Coloque o caldo de legumes temperado com sal para ferver e cozinhe o trigo sarraceno até que o caldo seque e o grão esteja macio. Reserve.
Refogue uma cebola em azeite até que fique bem douradinha. Misture a cebola ao trigo e acrescente o cheiro verde.
Faça o recheio, refogando a outra cebola, a cenoura e a abobrinha em azeite, temperando com sal e pimenta do reino.
Coloque a metade do trigo em uma assadeira, espalhe o recheio e depois cubra com a outra metade do trigo. Alise bem em cima e leve ao forno por aproximadamente 25 min. Decore com pimenta biquinho e salsinha. Sirva quentinho.

Bom apetite!

domingo, 5 de setembro de 2010

Creme de Coco com Coulis de Morango

Mais uma vez aproveitando a época dos morangos.
Essa sobremesa é rápida, gostosa e causa uma boa impressão porque sua mistura de cores aparecendo no copinho dão todo charme, não é mesmo?

Creme de Coco com Coulis de Morango

200 ml de leite de coco
200 ml de leite ou leite de arroz
3 colheres de sopa de açúcar orgânico
1 colher de sopa de amido de milho
1 caixinha de morangos
1 colher de sopa de açúcar orgânico
folhinhas de hortelã para decorar



Leve ao fogo, sem parar de mexer, o leite de coco, o leite, 3 colheres de açúcar e o amido de milho até engrossar. Reserve.

Bata no liquidificador os morangos com 1 colher de sopa de açúcar.

Despeje o manjar em 2/3 das taças. Leve à geladeira. No momento de servir coloque o coulis de morango e uma folhinha de hortelã para decorar.



Bom apetite!

sábado, 4 de setembro de 2010

Saí na Revista dos Vegetarianos

Oi gente,
Saiu uma matéria super legal na Revista dos Vegetaianos de agosto. Foi sobre Festa de Aniversário Infantil. Fiquei muito feliz de colaborar. Não deixem de conferir!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Beterraba e Castanha de Caju ao Molho Balsâmico com Canela

Depois que eu descobri que cozinhar a beterraba no forno, ao invés de cozinhar em água, o seu sabor fica muito mais doce e concentrado, nunca mais fiz de outro jeito. Basta envolver uma a uma no papel alumínio ou papel manteiga molhado e levar ao forno alto até que fique tenra.
Esse molho com aceto balsâmico e canela é uma surpresa maravilhosa. Fico tão feliz quando é possível surpreender usando coisas tão simples. Essa é a arte de cozinhar.


Beterraba e Castanha de Caju ao Molho Balsâmico com Canela

4 beterrabas
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de sopa de aceto balsâmico
1 colher de chá de canela em pó
sal marinho
1/2 xícara de castanha de caju inteira torrada e salgada

Lave bem as beterrabas com o auxílio de uma escovinha. Envolva-as em papel alumínio ou papel manteiga previamente molhado. Leve ao forno alto e deixe assar até que fique tenra. Retire do papel e descasque. Corte em cubos de 2 cm.
Faça o molho misturando bem o azeite, o balsâmico, a canela e tempere com sal. Misture o molho à beterraba ainda morna. Coloque a castanha de caju por cima. Você pode servir morna ou fria.

Bom apetite!!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bolinho de Laranja com Casca

Tem coisa melhor que um bolinho de laranja fresquinho? Acho que só pão francês. Mas bem que tem dia que só um bolinho resolve aquele desejo incontrolável de "café com bolo à tarde".

Eu adorei essa receita porque é feita com a laranja inteira. Além de aproveitar o alimento na sua integralidade, o sabor fica mais acentuado e perfumado. Vale a pena experimentar.

.
Bolo de Laranja com Casca


1 laranja pêra grande
3 ovos caipiras inteiros
3/4 xícara de óleo
1 1/2 xícara de açúcar cristal orgânico
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de noz moscada
2 colheres de chá de erva doce (opcional)


Lave bem a laranja e pique em pedaços pequenos, retirando as tampinhas e aquela parte branca no centro para não amargar.
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e vá adicionando os pedaços da laranja. Passe essa mistura para uma tigela, adicione a farinha aos poucos, a noz moscada, a erva doce e por último o fermento.
Leve ao forno médio em forma untada e enfarinha ou em forminhas de muffin até que espete um palito e este saia seco.


Bom apetite!