quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dois Vegetarianos em Buenos Aires - Pequeno Guia de Restaurantes

E lá fomos nós de novo! A chef e o crítico gastronômico rsrsrsrs. Confesso que, só para variar, ficamos no mínimo curiosos em descobrir como seria não comer qualquer tipo de carne na terra do churrasco. Ficamos até mesmo temerosos em ofender o povo que tem tanto orgulho da sua carne argentina. Mas a vida é sempre surpreendente e, para nossa alegria, Buenos Aires além de possuir muitos restaurantes vegetarianos, nos restaurantes tradicionais sempre há opções para vegetarianos, às vezes bem destacadas no cardápio.
Meu marido disse que foi a primeira vez que se sentiu "normal" sendo vegetariano.
Então, fiz um pequeno guia para ajudar aqueles que vão viajar para a capital do tango.
A primeira refeição que fizemos foi dentro do avião. Pra quem ainda não sabe, basta você pedir refeição vegetariana quando comprar a passagem. Jantamos na ida e almoçamos na volta. Estava lá a refeição com nosso nome e tudo. Nada gostoso, como qualquer refeição de avião (da classe econômica são as que eu conheço), mas pelo menos não morremos de fome.
Assim que chegamos deixamos as malas no hotel no centro da cidade e fomos comer alí pertinho mesmo. Encontramos o restaurante La Casona del Nonno http://lacasonadelnonno.tumblr.com/ , onde o real estava sendo cotado a R$2,50. Eu pedi esse gostoso risoto de vegetais e ele pediu uma sopa de legumes. Brindamos com um legítimo malbec argentino.




No dia seguinte, passeamos pela calle Florida e encontramos a Galeria Pacífico, um shopping lindo, com o teto todo pintado, parecendo até aqueles museus e igrejas da europa. Vimos que alguns dos restaurantes de lá ofereciam excelentes opções vegetarianas, porém estava muito cedo para o almoço e não deu para experimentar, mas pareciam deliciosos.
Um deles era o Brioche Dorée http://www.clubbriochedoree.com/index.htm, com várias lojas pela cidade. Tinha essa torta que parece ótima e as tortinhas de sobremesa. Não me deixaram tirar foto das outras coisas, mesmo eu dizendo que tinha um blog etc... Coisas de gerente chato.




Outro restaurante no mesmo shopping é o Green & Company (não encontrei o site). Estava com uma promoção de um novo hamburguer vegetariano. Olhem a foto. Bem bonito, né?



O mais legal de todos foi o Bio Restaurant http://www.biorestaurant.com.ar/, fica em Palermo. Comida vegetariana, orgânica e deliciosa.
De entrada comemos esse pão integral casaeiro com essa pastinha de cenoura e beterraba.



Ele pediu "Hongos à Bahiana" que são cogumelos ao leite de coco picante. Estava delicioso e olha a quantidade de cogumelos!




Eu pedi Tofu ao Molho de Mostarda, vegetais picantes e arroz integral. Muito bom também.



De sobremesa dividimos uma torta raw (crua) de amêndoas e cacau com calda de framboesas frescas. Divina!

À noite saímos em Palermo Soho e procuramos por um lugar legal. Achamos, totalmente por acaso, um restaurante mexicano incrível. É o Cielito Lindo, fica na El Salvador, 4.999. Não é um restaurante vegetariano, mas tem opções bem marcadinhas no cardápio. Comemos Nachos com Feijões Refritos, Quesadillas de Queijo, para beber, cerveja mexicana e marguerita, claro.




Quando fomos ao Caminito, estávamos com espírito "deixa a vida me levar". Comemos empanadas de milho e queijo com cebola, regadas à cerveja mais vendida na argentina.


De sobremesa, café espresso e Havannets no Havanna, espalhados por toda cidade. Me desculpem os fãs de alfajor, mas havannet é muito melhor. É como comer uma nhá benta do mais delicioso doce de leite coberto com chocolate.


No último dia fomos conhecer o Cabildo, bem ali na Plaza de Mayo. Nos deliciamos com uma bela tábua de queijos e uma boa garrafa de vinho no El Patio del Cabildo.

Ah! Esqueci de dizer que jantamos no restaurante Il Gatto http://www.ilgatto.com.ar, em Puerto Madero. Comemos massas bem gostosas. Esqueci de levar a máquina para fotografar.
Foi tudo muito gostoso! É uma viagem gastronomicamente recomendada para vegetarianos e os preços estão ótimos. Aproveitem!

6 comentários:

Diogo Magnani disse...

Muito bem elaborada todas essas dicas. Comecei a seguir seu blog a pouco tempo e tenho adorado tds as suas postagens. Parabêns!

Lia de Carvalho disse...

Olá Michele, descobri o seu blog há alguns meses e desde então tenho acompanhado sempre e testado várias das suas receitas. Sou vegetariana de "nascensa" e há uns dois anos, quando saí de casa e me vi forçada a cozinhar, comecei me interessar mais por essa cozinha. Ontem cheguei a Buenos Aires e, que surpresa, encontrei este post sobre o tema! Fazia tempo que queria lhe escrever e depois de mais essa coincidência, não pude mais adiar. Parabéns pelo blog, o capricho com que vc escreve e pesquisa não passam desapercebidos. Tem sido o meu livro de receitas de cabeceira e uma verdadeira enciclopédia sobre o tema. Grande abraço,
Lia.

Kesia Rozzett disse...

Michele, pena que não li antes!! Fui a Buenos Aires no fim de novembro e queria muito ter tido essas dicas... Todos me recomendaram os famosos churrascos e vinhos, mas sou vegetariana e não bebo! Então, eu entendi quando você disse que isso é quase uma ofensa!!

Também me hospedei no centro, na Av. Córdoba, 622 (Hotel Centro Naval), a poucos passos da Galeria Pacífico. Na minha primeira noite, comi este hambúrguer, mas não comeria de novo. Não é ruim, mas não estava delicioso... Parecia que eles tinham feito um dia antes, sabe? Então, até que vc fez bem em não comer... Aliás, achei as opções um pouco fracas lá na galeria pacífico.

Fui a uma pizzaria maravilhosa em Palermo, mas já não lembro o nome. E também a um restaurante em Puerto Madero chamado Gourmet Porteño. Não muuuitas opções para vegetarianos, mas algumas deliciosas!!!

Acho que a vantagem é que vc e seu marido comem a mesma coisa... Eu fui com 2 amigas super carnívoras e acabei nem fazendo uma "caça aos restaurantes naturebas..."

Ah, comi um sanduíche maravilhoso no Café Tortoni. Acho que o nome era justamente Tortoni... Levava presunto, mas eu pedi pra tirarem... de sobremesa: churros con dulce de leche.

Realmente, a viagem a BsAs é suuuper gastronômica. Na próxima, vou anotar suas dicas!

Bjs!

Michelle disse...

Olá!
Eu sempre quis conhecer Buenos Aires e, mês que vem, finalmente vou pela primeira vez. Só fiquei preocupada com a comida. Onde achar comida vegetariana na capital mundial do churrasco? Adorei suas dicas! Aliás, adorei o blog. Já estou seguindo.
Bjo e obrigada por compartilhar!

Camila Wildberger disse...

Oi Michele! Acabei de descobrir seu blog através da revista vegetarianos e com calma vou olhar tudo. Esse post me chamou atenção porque vou à Buenos Aires em Julho e estava justamente querendo fazer um circuito gastronomico diferenciado. Sou Macrô, logo, como peixes e frutos do mar esporadicamente, mas os vegetais e cereais são a base de minha dieta. Vou anotar tudinho!!! Quando for à Buzios vou conhecer a sua varanda FATO. Moro em SSA, mas estou de mudança pra BH no segundo semestre. É isso, vou passar muito aqui, sou apaixonada por cozinha e já vi que vou virar frequente do seu blog. Parabénss!!! P.S.: Sou blogueira também: www.beijonopadeiro.blogspot.com

Michele Maia disse...

Queridas,
Muito obrigada pelas palavras tão doces. Adoro fazer posts sobre viagens e dicas porque sei o quanto a gente fica perdido na hora de comer quando saímos do nosso canto. Espero continuar contribuindo.
Bjs