quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tortinhas

Preciso confessar a vocês que tenho mania de geleia. Não posso ver uma nova (ou antiga que sei que é maravilhosa) que compro. Quando viajo, escondo várias na mala. Minha despensa sempre tem alguns vidrinhos e fico feliz quando os vejo. A minha preferida ainda continua sendo a de framboesa. O que me incomoda nesse singelo vício é que acabo abrindo vários vidros ao mesmo tempo. Fica aquele monte de vidros pela metade na geladeira, ocupando espaço. Então, num belo dia, resolvo fazer essas tortinhas que são simplesmente deliciosas. Acompanhadas de um cafezinho... ai coisa boa.
A de coração eu fiz com geleia de figo orgânica, a de estrelinhas fiz de morango e a de pétalas é de tangerina orgânica. Mas você pode usar a sua preferida, ou aquela que está encalhadinha no fundo da geladeira.


Tortinhas com Geleia
Ingredientes:
250g de farinha de trigo
125g de manteiga em temperatura ambiente
125g de açucar cristal orgânico
1 ovo
450g de geleia
Modo de Preparo:
Misture a farinha com a manteiga até que fique parecendo uma farofa úmida. Faça um furo no centro e coloque o ovo e o açúcar. Mexa e aos poucos vá misturando com a farinha. Faça uma bola, enrole em filme de PVC e deixe descansar na geladeira por 1 hora.
Abra a massa e forre uma forma grande ou várias pequeninas (nas minhas forminhas renderam 15). Recheie com a geleia e cubra com fitas de massa ou com moldes cortados.
Leve ao forno a 180 graus até que doure levemente.
Bom apetite!

5 comentários:

Ana Terra disse...

Q tortinhas lindas,Michele!
Hj fiquei super orgulhosa ao abrir o jornal de bairro do Globo pra Barra e ver a matéria com vc e suas receitas!
Prometo me aventurar a fazer o brownie! Já venho incluindo quinoa disfarçadamente nos meus bolos mesmo!
Vc fica no Terra Roxa todos os dias? Quando consigo te encontrar por lá? Bj, Ana Paula Terra, torcendo pelo sucesso!

LeeMesquita disse...

Amiga, que delícia essa visão das tortinhas! Fiquei com água na boca. Nem preciso dizer que farei (tirando o ovo, claro...rs).
Assisti um filme que lembrei muito de vc: Julie e Julia (ou ao contrário). Amei! Não sei se assistiu, mas concordo plenamente em relação a manteiga. Se não assistiu, procure, achei sua cara!
Beijos enormes!!!

Michele Maia disse...

Oi Ana,
saudades, menina!
Eu não fico todos os dias, mas vamos combinar de nos encontrar lá. Estamos sempre fazendo oficinas. Quem sabe você não se anima! Te espero.
Bjs

Michele Maia disse...

Aline, o filme é ótimo! Pra variar Meryl Streep dá um show!
Nem me fale, porque tenho total queda por manteiga e creme de leite fresco. Não dá pra viver sem. Esses dias vi um filme, que não me lembro o nome, em que Gerard Depardieu faz o papel de um chef de cozinha e em determinado momento ele fala com a protagonista: "Você sabe qual o segredo da vida? Manteiga, manteiga, manteiga." Concordo! rsrsrsrs

Dois Sinalização disse...

Olá moça,td em paz minha querida?
Que bacana seu blog heinnnn...parabéns!
Também sou fissurado por geléias,mas não conheço muito...apenas algumas que tem um preço mais acessivel...hehe.
Segue uma dica de umas geléias muito boas que tiver o prazer de degustar.
http://www.agreco.com.br/
http://www.asenhoradasespeciarias.com.br/
Fica com Deus e muito sucesso

Donizete