É um alimento de grande riqueza nutricional porque é rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B. Além ter propriedades diuréticas, este feijão fermenta menos do que os outros.
Auxilia na formação óssea, fortifica e regenera rins cansados (já reparou como ele parece um rinzinho?), sendo indicado para disfunções renais, hipertensão e diabetes.
É importante sempre deixar o feijão de molho por no mínimo 8 horas, descartando a água do molho, assim, você diminui a acidez e reduz o tempo de cozimento.
Feijão Azuki com Quiabo e Abóbora
Ingredientes:
2 xícaras de feijão azuki
1 folha de louro
150g de abóbora descascada e picada
150g de quiabo
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho
1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre
50g de tofu defumado (se não tiver coloque casquinhas de provolone)
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
1 colher de chá de gengibre picado
sal
Modo de Preparo:
Coloque o feijão na panela de pressão com água, o louro e o tofu defumado. Tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.
Lave, seque e corte o quiabo em rodelas. Numa frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite e refogue o alho. Junte em seguida o quiabo, o suco de limão e refogue, pingando água somente o suficiente para que fique cozido. Tempere com sal e reserve.
Refogue a cebola com as duas colheres de sopa de azeite.Tire a pressão da panela, veja se o feijão já está cozido. Acrescente a cebola bem douradinha e a abóbora. Deixe cozinhar até que a abóbora esteja macia. Tempere e junte o quiabo. Sirva.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário