sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Yoga e Comida

Acabei de receber no informativo Pimenta Malagueta um texto sobre um projeto que une yoga e comida. Achei muito curioso, engraçado e reflexivo. Vale a leitura.
Abaixo transcrevo a matéria:


"Praticar yoga e comer ao mesmo tempo é possível? O instrutor David Romanelli é o pioneiro a conciliar os dois prazeres no programa “Jam session: Yoga for Foodies”, onde alunos degustam vinhos e fazem suas refeições depois de se exercitarem.
Deitados sobre uma esteira aquecida a vapor (para as baixas temperaturas do inverno norte-americano), 30 pessoas puderam sentir o cheiro, degustar e digerir em estado elevado de consciência. Essa foi a proposta do professor Romanelli combinada com o menu do chef Joy Pierson do restaurante vegetariano Candle Café no último dia 28 de janeiro, no Exhale Spa, em Nova York. Sopa de abóbora como entrada, massa, vinho tinto e sobremesa de chocolate faziam parte do jantar com a aula pelo custo de U$75,00.
Em entrevista ao New York Times, Romanelli comenta que “o mundo é o melhor lugar se as pessoas fazem yoga. E se elas vêm por causa do envolvimento com o chocolate e com o vinho, tudo bem também”. Entretanto, muitos praticantes não concordam que o prazer do vinho e da comida seja compatível à iluminação e à purificação espiritual proporcionada pela yoga.
A polêmica chega à comunidade purista dos yogues, cujo compromisso envolve meditação, adoração, estudo e prática. Eva Grubler, diretora do Instituto Dharma de NY, atenta que o primeiro ensinamento da yoga é não comer carne. “Na filosofia yoga, um dos preceitos é não fazer mal algum ao outro, incluindo animais, pessoas, ou o reino vegetal”, explica. “A dieta do yogue é a única considerada uma das mais calmantes: sem alho, cebola ou pimenta, nada pesado ou gorduroso. Legumes cozidos, saladas e sucos são os ideais”, sublinha Grubler.

Por outro lado, a praticante e instrutora Naddini diz que “em nenhum lugar está escrito que apenas vegetarianos podem fazer yoga”. Sem se preocupar com a tradição, Romanelli, adepto de carnes, acredita que o bacon possa trazer princípios de atração e repulsão, desejo e abnegação, porque nós somos atraídos por coisas que não são saudáveis.
A parceria de restaurantes e estúdios de yoga é comprovada no “Ubuntu Yoga Studio and Restaurant” na Califórnia, e no Brasil, a Blyss Yoga atende em Ipanema (RJ) com cursos, restaurante e uma livraria. Romanelli pretende levar seu projeto “Yoga for Foodies” para restaurantes em Dallas, Chicago e Cleveland. “O que os professores de yoga e os chefs fazem, não é tão diferente”, compara o professor. “Trabalhar o movimento ou a comida, diariamente, faz você parar um pouco, e então, poder apreciá-los. Alcançar quietude e paz entre as distrações da vida é o objetivo maior da yoga”.

Fonte: New York Times
Equipe Malagueta "

Nenhum comentário: