terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Curry

O curry é um tempero de origem indiana que pode misturar até 70 especiarias e ervas. Seus ingredientes variam, mas basicamente é feito com cardamomo, cravo, canela, cominho, semente de erva-doce, feno-grego, noz-moscada, pimentas preta, vermelha e dedo-de-moça, sementes de papoula, gergelim, tamarindo, coentro em grãos e cúrcuma. É como ter a Índia num potinho!
Dizem que na Índia cada família tem sua própria receita de curry que é preparada diariamente. Nada de caldos prontos com glutamato e conservantes.


Eu costumo fazer esse Curry de Legumes com Cogumelos. É o tipo de prato que como e fico feliz! Me proporciona conforto interno. Ai... ai... Muito bom...

O curry reduz mutações celulares que provocam câncer, evita inflamações no intestino, acaba com doenças que atacam a gengiva e afasta a artrite. Em recentes estudos na Itália e Estados Unidos, pesquisadores encontraram evidências que a cúrcuma presente no curry pode prevenir de Alzheimer. Além de ter ação antiséptica e atuar de forma positiva nos tratamentos da AIDS e câncer.

Então, agora é só relaxar e aproveitar o sabor exótico e os poderosos poderes do curry.


Curry de Legumes e Cogumelos
Ingredientes:
2 batatas médias em cubos grandes
100g de vagem cortadas em pedaços de 5 cm
1/2 xícara de floretes de couve-flor
1/2 xícara de floretes de brócolis
1 xícara de couve chinesa cortada em tiras largas
1 cenoura em rodelas
100g de cogumelo (champignon ou shitake)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de curry
200ml de leite de coco
sal
Aqueça o azeite em uma panela e junte o gengibre e o curry. Acrescente os legumes e refogue um pouco. Junte o leite de coco e um pouco de água (suficiente para cobrir os legumes. Tempere com sal. Deixe cozinhar até que fiquem tenros. Sirva acompanhado de arroz ou couscous marroquino.

Nenhum comentário: