segunda-feira, 28 de junho de 2010

Polenta Grelhada com Ragout de Shitake


Eu juro que queria ser uma pessoa mais organizada, do tipo que lembra os aniversários dos amigos e que guarda o dia das datas especiais, como foi no último dia 24 de junho, o dia de São João. Gostaria muito de ter feito uma receita especial, de arraiá, mas devo ser honesta, não me organizei para isso. E olha que adoro festa junina! Esse ano lembrei do dia de São João quando fui resolver uns problemas numa cidade chamada Itaboraí. Chegando lá vi que tudo estava fechado porque era dia de São João, padroeiro da cidade e ainda estava rolando a maior festa, daquelas de barraquinha, parque de diversões etc. Comprei maçã do amor e voltei para o Rio.

Hoje estou postando uma receita que não é junina, mas bem que poderia ser porque leva fubá. A festa junina surgiu em comemoração à colheita do milho, então não estou tão fora assim, né?

Polenta Grelhada com Ragout de Cogumelos
2 porções


Ingredientes:

130g de polenta ou fubá
500 ml de caldo de legumes caseiro
1 colher de sopa de manteiga
50g de queijo parmesão
3 colheres de sopa de azeite
100g de shitake fatiado
100g de champignon fatiado
50g de shimeji
100g de cebola cortada em meia lua
2 colheres de sopa de salsa picadinha
sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:

Coloque 300ml do caldo de legumes para ferver. Em uma tigela, coloque a polenta e misture com os 200ml restantes do caldo de legumes. Junte a mistura de polenta ao caldo fervente e mexa sem parar por 15 min. Junte a manteiga, o queijo e acerte o sal. A polenta deve ficar bem consistente. Espalhe em uma assadeira untada com azeite e leve à geladeira por 2 horas.
Corte a polenta no formato desejado e leve ao forno para gratinar.
Enquanto isso, numa frigideira grande, aqueça o azeite e junte a cebola, deixando que doure levemente. Acrescente os cogumelos e refogue até que fiquem bem grelhados. Tempere com sal e pimenta do reino.
Monte no prato a polenta grelhada e por cima o ragú. Salpique a salsinha para decorar.
Para acompanhar, sirva cenouras salteadas no óleo de gergelim, vagens francesas no vapor e uma rica salada.

Bom apetite!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Arroz Multi Grãos

Uma receita simples, mas muito rica e nutritiva é esse arroz multi grãos. Basta misturar os grãos, guardar em um vidro e utilizar no dia-a-dia.
Eu coloquei esse arroz no cardápio do bistrô e vira e mexe aparece o pedido da receita.
Então, lá vai.

Arroz Multi Grãos

Ingredientes:

1 kg de arroz integral
100g de quinoa em grãos
50g de linhaça dourada ou marrom
50g de gergelim
50g de semente de girassol
50g de trigo em grão

Modo de Preparo:

Misture todos os grãos e guarde em um pote fechado.
Quando for usar, refogue o alho no azeite, acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Para cada medida de arroz, use três de água. Tempere com sal.

Bom Apetite!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Brasil é destino de agrotóxicos banidos no exterior


A equipe da Malagueta (http://www.malaguetacomunicacao.com.br/) mandou esse artigo no seu informativo. Fiquei chocada, porque ainda fico assim com essas notícias, mas ao mesmo tempo feliz que isso venha à tona e as pessoas que ainda não acreditam ou não consomem orgânicos, passem a faze-lo já!

Abaixo transcrevo.


"Brasil é destino de agrotóxicos banidos no exterior

Campeão mundial de uso de agrotóxicos, o Brasil se tornou nos últimos anos o principal destino de produtos banidos em outros países. Nas lavouras brasileiras são usados pelo menos dez produtos proscritos na União Europeia (UE), Estados Unidos e um deles até no Paraguai. A informação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com base em dados das Nações Unidas (ONU) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Apesar de prevista na legislação, o governo não leva adiante com rapidez a reavaliação desses produtos, etapa indispensável para restringir o uso ou retirá-los do mercado. Desde que, em 2000, foi criado na Anvisa o sistema de avaliação, quatro substâncias foram banidas. Em 2008, nova lista de reavaliação foi feita, mas, por divergências no governo, pressões políticas e ações na Justiça, pouco se avançou.
Até agora, dos 14 produtos que deveriam ser submetidos à avaliação, só houve uma decisão: a cihexatina, empregada na citrocultura, será banida a partir de 2011. Até lá, seu uso é permitido só no Estado de São Paulo.
Enquanto as decisões são proteladas, o uso de agrotóxicos sob suspeita de afetar a saúde aumenta. Um exemplo é o endossulfam, associado a problemas endócrinos. Dados da Secretaria de Comércio Exterior mostram que o País importou 1,84 mil tonelada do produto em 2008. Ano passado, saltou para 2,37 mil t. “Estamos consumindo o lixo que outras nações rejeitam”, resume a coordenadora do Sistema Nacional de Informação Tóxico-Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz, Rosany Bochner.

Fonte: Agência Estado

Equipe Malagueta"

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Dia dos Namorados

Batatas e Champignons ao Vinho Tinto com Purê de Maçã e Vagens Salteadas

Dia dos Namorados é uma data realmente romântica, mas, vamos combinar, ir à restaurante é quase uma missão impossível! Todos lotados, atendimento ruim, enfim, um programa no estilo "Cilada".

Uma boa pedida é cozinhar para o seu amor, principalmente se você não faz isso com muita frequência. Boa hora pra mostrar toda sua dedicação e paixão.

Essa receita ficou ótima, com um ar sofisticado e sexy. Bem apropriada para a ocasião.

Batatas e Champignons ao Vinho Tinto

Ingredientes:

500g de batatas novas

100g de cebolas petisco ou cortadas em pétalas

150g de champignons frescos pequenos

1 colher de sopa de manteiga

350ml de vinho tinto

1 ramo de alecrim

sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:

Corte as batatinhas ao meio. Aqueça a manteiga em uma panela larga e junte a cebola. Refogue até que fique transpareste. Acrescente as batatas e o champignon inteiro. Tempere, coloque um pouco de água e deixe cozinhar até que fiquem tenros. Retire da panela e reserve. Na mesma panela, sem lavar, acrescente o vinho e o ramo de alecrim. Deixe reduzir (evaporar) até a metade. Volte com os vegetais para o vinho, deixe frever e desligue.

Purê de Maçã com Provolone

Ingredinetes:

3 maçãs descascadas e picadas

1 olher de chá de manteiga

30g de queijo provolone ralado

Modo de Preparo:

Refogue a maçã na manteiga. Junte um pouco de água e tampe a panela até que a maçã fique bem macia. Amasse a maçã e acrescente o provolone. Misture e sirva.


quinta-feira, 10 de junho de 2010

Fashion Food

Vi essas fotos no blog da Luciana Froes e achei o máximo! São do Fulvio Bonavia. Genial. Usaria todos! rsrsrsrs

















terça-feira, 8 de junho de 2010

Sopa de Legumes com Aveia

Abram alas pra mais uma sopinha, aí gente!
Essa é super fácil. Principalmente se você encontrar nesses hortifrutis, aquele saquinho com vários legumes picados. Porque é assim, estou sem ajudante do lar alguns dias na semana, tenho dois filhos, um de 5, outro de 3 anos. Pra ter uma ideia tive que fazer compras de hortifruti e supermercado ontem com os dois. Ou seja, mesmo pra uma chef de cozinha, cozinhar às vezes é um pouco demais.
Então, essa sopinha é uma ótima pedida.

Sopa de Legumes com Aveia

Ingredientes:
1 cebola média picada
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 batata baroa
2 cenouras
1 chuchu
1 inhame
1 brócolis
1 xícara de aveia em lâminas
1/2 xícara de cheiro verde picado
sal


Modo de Preparo:
Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho. Acrescente os demais legumes picados e refogue mais um pouco. Junte água ou caldo de legumes suficiente para cobrir os legumes e passar uns 5 cm. Quando ferver junte a aveia, tempere e deixe cozinhar até que os legumes estejam macios.

Bom apetite!

domingo, 6 de junho de 2010

Calorias


A Carlinha, leitora aqui do blog, me pediu gentilmente para que informasse qual a quantidade de calorias dos pratos que posto aqui. Como ouço esse pedido com alguma frequência, resolvi escrever esse post e refletir sobre essa questão junto com vocês.

O conceito de caloria como base para uma dieta saudável não pode ser considerado um bom conceito. A dieta baseada em contagem de calorias faz uso, principalmente, de alimentos industrializados, como, por exemplo, adoçantes artificiais. Leva em conta um determinado número de calorias por dia, então, tudo bem comer um churros desde que não coma mais nada o dia todo.

Não devemos pensar assim. O foco deve ser a qualidade nutricional dos alimentos, porque nutrindo suas células com alimentos integrais, frescos, preferencialmente orgânicos em quantidades normais, dificilmente irá engordar. Nunca conheci uma só pessoa que tenha me dito que engordou porque comeu muitas frutas. É preciso usar o bom senso e pensar: uma coca zero tem zero caloria e uma banana tem 100 calorias, mas o que vai me nutrir, me alimentar?

Agora, se você precisa perder alguns quilos, deve evitar alimentos industrializados, alimentos gordurosos, açúcar, bebidas alcoolicas, evitar repetir as refeições e comer a cada 3 horas. Mas lembre-se, não exclua bons alimentos da sua dieta porque eles são mais calóricos que os outros, como por exemplo, açaí, abacate, feijões, arroz integral, macarrão integral, banana, caqui, etc. São grandes alimentos e essenciais para uma dieta equilibrada e saudável.

Não conte calorias, conte saúde!
Concordam?