segunda-feira, 28 de junho de 2010

Polenta Grelhada com Ragout de Shitake


Eu juro que queria ser uma pessoa mais organizada, do tipo que lembra os aniversários dos amigos e que guarda o dia das datas especiais, como foi no último dia 24 de junho, o dia de São João. Gostaria muito de ter feito uma receita especial, de arraiá, mas devo ser honesta, não me organizei para isso. E olha que adoro festa junina! Esse ano lembrei do dia de São João quando fui resolver uns problemas numa cidade chamada Itaboraí. Chegando lá vi que tudo estava fechado porque era dia de São João, padroeiro da cidade e ainda estava rolando a maior festa, daquelas de barraquinha, parque de diversões etc. Comprei maçã do amor e voltei para o Rio.

Hoje estou postando uma receita que não é junina, mas bem que poderia ser porque leva fubá. A festa junina surgiu em comemoração à colheita do milho, então não estou tão fora assim, né?

Polenta Grelhada com Ragout de Cogumelos
2 porções


Ingredientes:

130g de polenta ou fubá
500 ml de caldo de legumes caseiro
1 colher de sopa de manteiga
50g de queijo parmesão
3 colheres de sopa de azeite
100g de shitake fatiado
100g de champignon fatiado
50g de shimeji
100g de cebola cortada em meia lua
2 colheres de sopa de salsa picadinha
sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:

Coloque 300ml do caldo de legumes para ferver. Em uma tigela, coloque a polenta e misture com os 200ml restantes do caldo de legumes. Junte a mistura de polenta ao caldo fervente e mexa sem parar por 15 min. Junte a manteiga, o queijo e acerte o sal. A polenta deve ficar bem consistente. Espalhe em uma assadeira untada com azeite e leve à geladeira por 2 horas.
Corte a polenta no formato desejado e leve ao forno para gratinar.
Enquanto isso, numa frigideira grande, aqueça o azeite e junte a cebola, deixando que doure levemente. Acrescente os cogumelos e refogue até que fiquem bem grelhados. Tempere com sal e pimenta do reino.
Monte no prato a polenta grelhada e por cima o ragú. Salpique a salsinha para decorar.
Para acompanhar, sirva cenouras salteadas no óleo de gergelim, vagens francesas no vapor e uma rica salada.

Bom apetite!

Um comentário:

Paula Schuwenck disse...

Oi, Michele. Conheci seu blog e adorei. Há pouco tempo criei um blog com meus pais e meu filho, Pedro, de nove anos. Todos somos vegetarianos e fizemos o blog para compartilhar receitas e aprender coisas novas. A experiência tem sido ótima. Lá no blog postamos um vídeo por semana, com dois nós ensinando o passo a passo de uma receita. Quando der, dá uma passadinha lá:
www.vegetarianocomeoque.com.br
Um abraço