domingo, 6 de junho de 2010

Calorias


A Carlinha, leitora aqui do blog, me pediu gentilmente para que informasse qual a quantidade de calorias dos pratos que posto aqui. Como ouço esse pedido com alguma frequência, resolvi escrever esse post e refletir sobre essa questão junto com vocês.

O conceito de caloria como base para uma dieta saudável não pode ser considerado um bom conceito. A dieta baseada em contagem de calorias faz uso, principalmente, de alimentos industrializados, como, por exemplo, adoçantes artificiais. Leva em conta um determinado número de calorias por dia, então, tudo bem comer um churros desde que não coma mais nada o dia todo.

Não devemos pensar assim. O foco deve ser a qualidade nutricional dos alimentos, porque nutrindo suas células com alimentos integrais, frescos, preferencialmente orgânicos em quantidades normais, dificilmente irá engordar. Nunca conheci uma só pessoa que tenha me dito que engordou porque comeu muitas frutas. É preciso usar o bom senso e pensar: uma coca zero tem zero caloria e uma banana tem 100 calorias, mas o que vai me nutrir, me alimentar?

Agora, se você precisa perder alguns quilos, deve evitar alimentos industrializados, alimentos gordurosos, açúcar, bebidas alcoolicas, evitar repetir as refeições e comer a cada 3 horas. Mas lembre-se, não exclua bons alimentos da sua dieta porque eles são mais calóricos que os outros, como por exemplo, açaí, abacate, feijões, arroz integral, macarrão integral, banana, caqui, etc. São grandes alimentos e essenciais para uma dieta equilibrada e saudável.

Não conte calorias, conte saúde!
Concordam?

Um comentário:

LeeMesquita disse...

Concordo plenamente!!! Falou bonito!