terça-feira, 16 de novembro de 2010

Laticínios e Um dia de Molho

Hoje é um dia de "quase luto" pra mim. Descobri que minha rinite alérgica se dá por causa dos laticínios. Snif, snif...
Logo eu que sou apaixonada por queijos, manteiga e creme de leite. O leite em si raramente tomo, mas seus derivados...atchim! Desculpa.
Vou contar como descobri. Há alguns meses atrás comecei a ter rinite. Nunca tive qualquer alergia respiratória. Sempre pude comer de tudo e meu estômago era de avestruz. De uns tempos pra cá, comecei a ter crises frequêntes, coisa de uma vez por semana tinha que tomar antialérgico. Um saco. Aí, mês passado um amigo teve aqui em casa e também disse sofrer com rinite. Me disse que cortou o leite e que teve uma boa melhora. Resolvi fazer o teste. Eu já estava tomando homeopatia e comecei a evitar os laticínios. A rinite sumiu. Pensei que talvez poderia ser por causa da homeopatia, então continuei tomando e esse fim de semana abusei dos queijos. Queijo minas e manteiga no café da manhã, massa com queijo parmesão no almoço, pizza no jantar. Bummmmm!!!!! Hoje acordei com a pior crise da minha vida! Tô mal! Mas pelo menos descobri a causa.
Na verdade não vou parar com os laticínios pra sempre. O negócio é deixar o nível de histamina baixar e depois comer com moderação.
Já estou preparando minha pastinha de grão de bico para passar no pão. Novas receitas e possibilidades.
Fica a dica. Quem tiver rinite deve experimentar tirar os laticínios.
Beijos

4 comentários:

Bella disse...

Eu deixei tudo o que é animal, refinado e processado. Estou quase curada das minhas alergias todas e do meu cansaço crónico nem sinal! Bjs

Michele Maia disse...

Não sou contra leite, ovo e mel. Gosto de preparar pratos com esses ingredientes, mas a gente tem que ficar atento aos sintomas. Muita gente tem intolerância a glúten, soja e até quinoa, como meu filho, mas não quer dizer que faz mal pra todo mundo, né?
Já os refinados e processados são veneninhos para todos devido ao teor de química, sódio, gordura trans etc. Seres nada naturais!
O segredo é testar um ingrediente de cada vez e saber o que realmente te faz mal.
Bjs Bella, adoro sua participação enriquecedora.

Adalberto Mei disse...

Veja só como santo de casa não faz milagre... precisou um amigo te sugerir cortar um pouco os laticínios, mesmo você tendo em casa um "expert" em rinite! Durante anos sofri com essas crises que, você deve se lembrar, chegaram a ser diárias. Como curei? Você não deve se lembrar, pois precisou da orientação do nosso amigo, que, depois de várias tentativas halopáticas, passei a usar homeopatia, diminuí laticínios e fiz acupuntura. Hoje raramente tenho algum problema, talvez uma ou duas crises por ano, e voltei a consumir os laticínios, de forma mais moderada, principalmente dando uma pausa maior entre o consumo. É isso aí, santo de casa...
Beijão!

Débora P. Costa disse...

olá! li seu post e realmente faz sentido. tenho um blog sobre culinária sem gluten e sem lactose (e sem qualquer derivado de leite), se quiser dê uma passada lá pra ler alguns artigos ou ver algumas receitas... abraços!!