segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sopa de Tomates

Meu marido adora tomate.

Assim que a gente se casou eu ficava perplexa ao chegarmos em um restaurante e ele pedir spaghetti ao sugo! Caramba! Não achou nada mais gostoso e menos banal no cardápio? Mas ele dizia: "Mas é o que eu gosto!" Hoje eu já me acostumei e até que ele tem variado mais os pedidos.

Outro prato que ele gosta é sopa de tomate, mas a minha sempre ficava com gosto de molho. Até que vi uma receita no livro do chef Gordon Ramsay (aquele malvado do programa de televisão) e acho que descobri o "pulo do gato", assar os tomates antes de fazer a sopa.

O maridão aprovou!



Sopa de Tomate do Gordon (um tiquinho adaptada)



- 4 colheres de sopa de azeite
- 1kg de tomates vermelhos, cortados ao meio
- 1 cebola, fatiada finamente e em anéis
- 2 dentes grandes de alho, cortados ao meio
- um punhado pequeno de ramos de tomilho
- 1 colher de chá de açúcar
- um punhado pequeno de ramos de manjericão
- 1 litro de caldo de vegetais
- 2 tomates secos
- sal e pimenta-do-reino

Modo de fazer:
1. Preaqueça o forno à temperatura de 220 graus. Despeje o azeite em uma assadeira e aqueça no forno até quase fumegar. Cuidadosamente, coloque os tomates, os anéis de cebola e o alho, depois misture tudo. Espalhe os ramos de tomilho por cima, polvilhe com o açúcar e tempere generosamente com sal e pimenta. Asse no forno por 20 a 25 minutos, ou até ficar bem caramelizado, mexendo uma ou duas vezes e adicionando o manjericão no final do cozimento.
2. Ponha os tomates assados e os temperos em uma panela com cabo, descartando os caules do tomilho. Ponha o caldo para ferver em outra panela, depois despeje sobre os tomates. Ponha para ferver, adicione os tomates secos e cozinhe por cinco minutos.
3. Escorra o caldo, reservando a mistura de tomates. Bata no liqüidificador ou no processador de alimentos, adicionando gradualmente o caldo, até obter uma mistura uniforme e cremosa. Passe a sopa por uma peneira, espremendo com as costas de uma concha, e despeje em uma panela ou tigela limpa. Prove e ajuste o tempero.
4. Para decorar usei uma pimenta biquinho.




Bom apetite!


9 comentários:

X disse...

Nossa, eu também adoro tomate! Principalmente a sopa, mas a minha também fica com gosto de molho.
Adorei a receita e a testarei assim que comprar mais tomates!

Abraços!

Elaine disse...

Oh my God... Eu também amo tomates - e batata - se eu me deparasse com uma assadeira dessa de tomates, não sobrava um sequer pra fazer a sopa! ((risos)) Que aliás, deve ter ficado ótima!

Adalberto Mei disse...

Aprovei mesmo! E olha que tenho a memória afetiva do molho de tomate que minha avó fazia... Adorei a sopa e recomendo a todos. Também adorei o post, pois me senti "homenageado" e, além disso, também está muito bem escrito, como sempre.
Beijão! Te amo!

nuceia disse...

Adorei a receita com tomate seco para fazer a sopa!!! Parabens

nuceia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sergioluiz disse...

Sergio

Fantástica essa sopa. Acrescentei por minha conta alecrim junto com o tomilho na fase de assar os tomates. Não adicionei sal nessa fase porque usei caldo de legumes em tabletes, só corrigi no final.
Minha esposa que é uma grande cozinheira também aprovou e chegou afirmar que foi uma das melhores sopas que provou.


obrigado

Rommel disse...

A receita é muito boa apenas não bateria no liquidificador ou no processador..Quebram-se as fibras e o vermelho fica fraco... Melhor passar no 'passador manual" aquele com a manivela...Dá mais trabalho mas a cor fica firme e as fibras também não se quebram. Faço sempre no meu restaurante assim o nosso molho
www.restaurantejerimum.com.br Um baraço,
Rommel Couy

Kulun Sham disse...

a sopa de tomate do chef ramsay è muito interessante, mas a receita ficou meio confusa, vou tentar seguir a receita da forma como eu entendi.
Obrigado por postar essa receita!

annnnnnnn disse...

Ficaria bom se eu não colocasse tomates secos?