terça-feira, 4 de agosto de 2009

Quinoa

Parece que a quinoa é um desses alimentos da moda. Isso mesmo meus amigos, a alimentação também segue tendências. A NASA descobriu esse grãozinho lá na Bolívia e tratou logo de transformá-lo em comida de astronauta. Não demorou muito para nós, simples mortais, entrarmos na dança.
O que se diz é que esse pequeno cereal contém uma variedade enorme de nutrientes. É um alimento tão completo que é comparado ao leite materno. Incrível!
Com toda essa propaganda, passei a dar para o meu filho mais velho assim que começaram as primeiras papinhas. Sabe que não deu muito certo. Ele passou mal umas duas vezes e fiquei cismada. Parei de dar. Quando meu filho mais novo nasceu, voltei a oferecer para os dois. Ele passou mal novamente. Então confirmei as suspeitas. Ele deve ter alguma espécie de intolerância. Mas por que estou contando isso tudo? Porque cheguei a uma conclusão nada inédita, mas que às vezes esquecemos: "Nem sempre o que é bom para uma pessoa é para outra".
Pra mim a quinoa é ótima! Me sinto muito bem ingerindo essas dezenas de nutrientes. Eu costumo fazer saladas, bolinhos, pães, cozinhando junto com o arroz e esse quinoaburguer que transcrevo a receita abaixo.
Aproveito para agradecer a linda foto que Virna Santolia tirou do meu prato.

Quinuaburguer

200g de quinua em grãos
200g de aveia em flocos finos
100g de cenoura ralada fino
100g de abobrinha ralada grosso
100g de cebola picada
60ml de azeite
½ xícara de cheiro verde
1 colher de chá de gengibre ralado
1 pitada de noz moscada
sal a gosto

Cozinhe a quinoa em água e sal por 20 min. Escorra e reserve.
Refogue a cebola no azeite até que fique levemente dourada. Junte a cenoura e a abobrinha. Refogue mais um pouco. Só para dar uma leve cozida.
Misture todos os ingredientes e modele os hambúrgueres.
Leve ao forno ou na frigideira untada com azeite até que doure.

4 comentários:

Samira Simões/ Sri Radhe disse...

Parece boa a receita! Vou fazer por aqui. Eu vi muitos pratos com quinoa no Peru mas fui comer mesmo por aqui em forma de broto feito por uma amiga. É facinho de fazer o broto também e é muito nutritivo.
Bjs e obrigada por mais essa delícia...depois te conto como ficou.

Nelson Fonseca disse...

hummmmm! eu quero!!

Ynaue disse...

Adorei a receita!!
Estou passando por um processo de reeducação alimentar e não gosto muito de carne mas preciso comer proteina, vou testar esse hamburguer.
Obrigada!

Michele Maia disse...

Oi Ynaue,
A quinoa é uma excelente fonte de proteínas. Outras fontes vegetarianas são as oleaginosas, as leguminosas e os cogumelos. Mas a maior fonte de proteína do planeta é uma alga chamada spirulina. Você encontra na versão em pó ou capsulas. É ótima para bater no suco e contém todos os aminoácidos essenciais. É um super alimento.
Apareça sempre.
Bjs