sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Feijão Transgênico desenvolvido pela Embrapa

"Feijão transgênico é aprovado, com abstenção do Ministério da Ciência e Tecnologia


O feijão transgênico desenvolvido pela Embrapa foi aprovado no último dia 15 de setembro, durante reunião da CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Apesar das representações feitas pela sociedade civil e dos questionamentos quanto a insuficiência de pesquisas científicas, a variedade foi aprovada com duas abstenções, cinco pedidos de diligência e 15 votos favoráveis.

Uma das abstenções foi do próprio representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre. Para as organizações, a postura adotada pelo MCT representa uma grave omissão do ministério quanto ao tema, já que o caráter científico do debate sobre transgênicos mereceria total atenção e posicionamento do mesmo. Organizações da sociedade civil e movimentos sociais vinham informando o Ministério há meses sobre a ameaça de uma votação anti-científica e em desacordo com a legislação de um dos alimentos mais importantes para os brasileiros. Também protocolaram duas representações ao Ministério Público Federal sobre a votação, a fim de demonstrar as lacunas científicas e o evidente conflito de interesses por parte dos membros que anteciparam seus votos favoráveis ao participarem de um abaixo assinado virtual pró-feijão transgênico.

Estudiosos da área de alimentação enviaram um artigo ao Jornal da Ciência, em resposta ao artigo “Feijão maravilha”, de Xico Graziano, publicado no jornal O Estado de São Paulo de 6 de setembro. Segundo os autores, vários feijões transgênicos já foram desenvolvidos, testados e descartados. Dada à escassez de informações que o cerca, com muita sorte, pode vir a ser um escanteio. Segundo os estudiosos, a ciência se utilizou de mecanismos de uma bactéria, para incorporar transgenes que não se prestam a relações simbióticas – e nisso ainda estaríamos diante de mecanismos menos imprecisos do tiro no escuro da biobalística, método aleatório e sem precedentes na natureza-, e a ciência trombou, sim, não com o vírus transmitido pela mosca branca, mas com os interesses de curto prazo estabelecidos em instâncias decisórias, a ponto de permitir que a transgenia ameace definitivamente a natureza, e que esta pseudociência gere novos e fundados temores, apesar do ufanismo e miopia de muitos. Eles enfatizam que dos 22 eventos do feijão gerados para resistência ao mosaico, apenas dois destes funcionaram e não se sabe o porquê – isso relata a própria Embrapa."

Redação Malagueta
Fonte: várias

3 comentários:

Julia Gabas disse...

Oi Michele,
Fiz um post sobre festinhas mais saudáveis e citei seu blog novamente, pois, adorei a festinha saudável que fez para seu pequeno! Espero que goste!!

Abraços,
Julia
estarbemmelhor.blogspot.com

https://www.youtube.com/watch?v=mTPgy4VuXyo&list=RDX3tK1cpP7YU&index=12 disse...

Olá Michele,seu blog estar me ajudando muito na minha mais nova vida vegetariana,se possível me tire uma duvida, eu sempre leio receita de bolo com vinagre, que tipo de vinagre é esse????
Estou seguindo teu blog.um beijo!!
rosemaryever@hotmail.com

Cris disse...

Oi Michele!
Procurando por receitas vegetarianas na internet, achei seu blog por acaso hj à tarde!!! Li ele todo e peguei várias receitas! Adorei!!!!
Não sou vegetariana, mas amo comida vegetariana tanto qto gosto de carne...e como é bem mais saudável, opto por comer assim durante a semana.
Gostei do seu blog, pois as receitas são simples, fáceis de fazer e com ingredientes acessíveis!
Parabéns!
Já está adicionado na minha lista de preferidos!
Bjos
Cristiane