sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Feijão Transgênico desenvolvido pela Embrapa

"Feijão transgênico é aprovado, com abstenção do Ministério da Ciência e Tecnologia


O feijão transgênico desenvolvido pela Embrapa foi aprovado no último dia 15 de setembro, durante reunião da CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Apesar das representações feitas pela sociedade civil e dos questionamentos quanto a insuficiência de pesquisas científicas, a variedade foi aprovada com duas abstenções, cinco pedidos de diligência e 15 votos favoráveis.

Uma das abstenções foi do próprio representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre. Para as organizações, a postura adotada pelo MCT representa uma grave omissão do ministério quanto ao tema, já que o caráter científico do debate sobre transgênicos mereceria total atenção e posicionamento do mesmo. Organizações da sociedade civil e movimentos sociais vinham informando o Ministério há meses sobre a ameaça de uma votação anti-científica e em desacordo com a legislação de um dos alimentos mais importantes para os brasileiros. Também protocolaram duas representações ao Ministério Público Federal sobre a votação, a fim de demonstrar as lacunas científicas e o evidente conflito de interesses por parte dos membros que anteciparam seus votos favoráveis ao participarem de um abaixo assinado virtual pró-feijão transgênico.

Estudiosos da área de alimentação enviaram um artigo ao Jornal da Ciência, em resposta ao artigo “Feijão maravilha”, de Xico Graziano, publicado no jornal O Estado de São Paulo de 6 de setembro. Segundo os autores, vários feijões transgênicos já foram desenvolvidos, testados e descartados. Dada à escassez de informações que o cerca, com muita sorte, pode vir a ser um escanteio. Segundo os estudiosos, a ciência se utilizou de mecanismos de uma bactéria, para incorporar transgenes que não se prestam a relações simbióticas – e nisso ainda estaríamos diante de mecanismos menos imprecisos do tiro no escuro da biobalística, método aleatório e sem precedentes na natureza-, e a ciência trombou, sim, não com o vírus transmitido pela mosca branca, mas com os interesses de curto prazo estabelecidos em instâncias decisórias, a ponto de permitir que a transgenia ameace definitivamente a natureza, e que esta pseudociência gere novos e fundados temores, apesar do ufanismo e miopia de muitos. Eles enfatizam que dos 22 eventos do feijão gerados para resistência ao mosaico, apenas dois destes funcionaram e não se sabe o porquê – isso relata a própria Embrapa."

Redação Malagueta
Fonte: várias

3 comentários:

Julia Gabas disse...

Oi Michele,
Fiz um post sobre festinhas mais saudáveis e citei seu blog novamente, pois, adorei a festinha saudável que fez para seu pequeno! Espero que goste!!

Abraços,
Julia
estarbemmelhor.blogspot.com

Rosemary disse...

Olá Michele,seu blog estar me ajudando muito na minha mais nova vida vegetariana,se possível me tire uma duvida, eu sempre leio receita de bolo com vinagre, que tipo de vinagre é esse????
Estou seguindo teu blog.um beijo!!
rosemaryever@hotmail.com

Kit disse...

Oi Michele!
Procurando por receitas vegetarianas na internet, achei seu blog por acaso hj à tarde!!! Li ele todo e peguei várias receitas! Adorei!!!!
Não sou vegetariana, mas amo comida vegetariana tanto qto gosto de carne...e como é bem mais saudável, opto por comer assim durante a semana.
Gostei do seu blog, pois as receitas são simples, fáceis de fazer e com ingredientes acessíveis!
Parabéns!
Já está adicionado na minha lista de preferidos!
Bjos
Cristiane