sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Feijão Transgênico desenvolvido pela Embrapa
O feijão transgênico desenvolvido pela Embrapa foi aprovado no último dia 15 de setembro, durante reunião da CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Apesar das representações feitas pela sociedade civil e dos questionamentos quanto a insuficiência de pesquisas científicas, a variedade foi aprovada com duas abstenções, cinco pedidos de diligência e 15 votos favoráveis.
Uma das abstenções foi do próprio representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre. Para as organizações, a postura adotada pelo MCT representa uma grave omissão do ministério quanto ao tema, já que o caráter científico do debate sobre transgênicos mereceria total atenção e posicionamento do mesmo. Organizações da sociedade civil e movimentos sociais vinham informando o Ministério há meses sobre a ameaça de uma votação anti-científica e em desacordo com a legislação de um dos alimentos mais importantes para os brasileiros. Também protocolaram duas representações ao Ministério Público Federal sobre a votação, a fim de demonstrar as lacunas científicas e o evidente conflito de interesses por parte dos membros que anteciparam seus votos favoráveis ao participarem de um abaixo assinado virtual pró-feijão transgênico.
Estudiosos da área de alimentação enviaram um artigo ao Jornal da Ciência, em resposta ao artigo “Feijão maravilha”, de Xico Graziano, publicado no jornal O Estado de São Paulo de 6 de setembro. Segundo os autores, vários feijões transgênicos já foram desenvolvidos, testados e descartados. Dada à escassez de informações que o cerca, com muita sorte, pode vir a ser um escanteio. Segundo os estudiosos, a ciência se utilizou de mecanismos de uma bactéria, para incorporar transgenes que não se prestam a relações simbióticas – e nisso ainda estaríamos diante de mecanismos menos imprecisos do tiro no escuro da biobalística, método aleatório e sem precedentes na natureza-, e a ciência trombou, sim, não com o vírus transmitido pela mosca branca, mas com os interesses de curto prazo estabelecidos em instâncias decisórias, a ponto de permitir que a transgenia ameace definitivamente a natureza, e que esta pseudociência gere novos e fundados temores, apesar do ufanismo e miopia de muitos. Eles enfatizam que dos 22 eventos do feijão gerados para resistência ao mosaico, apenas dois destes funcionaram e não se sabe o porquê – isso relata a própria Embrapa."
Redação Malagueta
Fonte: várias
domingo, 11 de setembro de 2011
Grão de Bico com Escarola e Cebola Roxa
Grão de Bico com Escarola e Cebola Roxa
Ingredientes:
1 ½ xícara (250g) de grão de bico
½ xícara de azeite
2 cebolas roxas fatiadas
½ xícara (50g) de passas pretas
10 folhas de escarola
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo:
Deixe o grão de bico de molho por no mínimo 8 horas. É conveniente deixar durante à noite para preparar no dia seguinte.
Cozinhe o grão de bico em água na panela de pressão por 1 hora, até que fique macio. Escorra a água e reserve.
Em uma frigideira larga, aqueça o azeite e doure a cebola. Junte as passas e deixe refogar por 1 minuto. Acrescente a escarola cortada em fatias largas e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Junte o grão de bico e mexa cuidadosamente para que os sabores se misturem. Faça isso por mais 2 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino. Sirva quente regado com um fio de azeite.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Lasanha de Banana com Aveia - Reinventando clássicos
Então, mesmo quando fico um tempo sem aparecer por aqui, minha cabecinha fica martelando "receita para o blog, receita para o blog..." ou seja, cozinhar, fotografar, escrever e postar." Dá um certo trabalhinho, mas não estou reclamando não, adoro!
Lasanha de Banana da Terra
5 bananas da terra maduras cortadas no sentido do cumprimento
azeite extra virgem
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite integral
300g de muçarela
sal e noz moscada a gosto
Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e grelhe as fatias de banana de ambos os lados até que dourem. Reserve.
Faça o molho bechamel, derretendo a manteiga em uma panela e acrescentando a farinha de trigo. Não deixe dourar, apenas deixe que farinha cozinhe e comece a liberar um aroma de nozes. Junte o leite aos poucos, mexendo sem parar. Cozinhe até que engrosse como um mingau. Tempere com sal e noz moscada a gosto.
Monte a lasanha, dispondo as fatias de banana, molho e muçarela. Termine com o molho e a mussarela e leve ao forno para gratinar. Sirva imediatamente.
Para fazer a aveia, basta cozinhá-la em água e sal, igualzinho o arroz.
Bom apetite!!!