terça-feira, 31 de maio de 2011

Pão Artesanal - fermentação natural e luto

Sempre gostei de fazer pão. O meu primeiro pão foi uma trança doce recheada com goiabada. Minha mãe adorava e assim, não reclamava da bagunça que eu fazia na cozinha. Lembro que a técnica de esperar a massa crescer era colocar uma bolinha crua num copo d'água e esperar flutuar. Nesse momento podíamos levar ao forno. Eu, como sempre fui ansiosa, ficava futucando a bolinha pra ela subir logo. No final das contas, abandonava tal técnica e via no olho se a massa tinha crescido.
Esses dias fiz um workshop de pães artesanais com fermentação natural que estava querendo há muito tempo. Foi muito legal. Ganhei o que chamam de "pézinho", que nada mais é que um pouquinho de fermento natural. A partir dele podemos fazer um montão de fermento, basta alimentá-lo. No entanto, não sei explicar o que houve. Meu fermento morreu e por isso estou de luto. A verdade é que ter um fermento natural é bem trabalhoso. É como ser mãe pela primeira vez e eu como já tenho dois filhos, um marido e uma cachorra pra alimentar. Esqueci do fermento.
Enfim, fiz esses pães sem o fermento natural e ficaram ótimos. Claro que não tem aquele sabor azedinho do fermento natural, mas fizeram bem o seu papel.

Pão de Tomate Confit e Escarola

1kg de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento biológico seco
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
de 600 a 700ml de água fria

6 tomates sem sementes assados no forno com azeite e sal
6 dentes de alhos escaldados
folhas de manjericão

1 pé de escarola refogado no azeite e alho

Misture a farinha com o fermento. Adicione o açúcar e o sal. Junte a água aos poucos e sove bem por uns 20 minutos. Deixe descansar coberto até que dobre de volume.
Retire todo o ar da massa e divida conforme quiser.
Recheie uma parte com os tomates assados, o alho e o manjericão. Borrife água e deixe crescer até dobrar o volume, nada menos, tem que dobrar.
Com outra parte, recheie com a escarola refogada e proceda da mesma forma.
Depois que crescer, borrife água e salpique sal grosso. Leve ao forno aquecido no máximo com uma assadeira cheia de água no fundo do forno. Asse 10 minutos com o forno no máximo e depois reduza. Deixe assar até que doure a superfície.
Com a sobra da massa faça pão francês ou recheie do que quiser.




Bom apetite!

8 comentários:

  1. Deve ser bom demais... Fiquei com água na boca!

    ResponderExcluir
  2. Michele,

    Sou vegetariano, moro em Aracaju-SE e encontrei seu blog por acaso ao buscar algumas receitas pra variar minha alimentação diária!

    Adorei suas receitas! Vou acessar co frequência :)

    Parabéns e muita paz!

    Toni

    ResponderExcluir
  3. Hummmm! Deve ter ficado ótimo!
    Eu sou fanática por pães, mas só na hora de comer...rs
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Elaine e Michelle, façam. Um pão feito por nós é mais gostoso ainda.

    Toni, obrigada. Fique à vontade, a casa é sua.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Michele,quem já provou da sua comida sabe que você faz coisas maravilhosas!! Adoro pães, em algum momento vou tentar fazer esse.

    Mas vim aqui deixar uma sugestão: Deixe algumas receitinhas de festa junina/ julina pra gente, estou querendo fazer uma aqui em casa e, é claro, vegetariana!!!!beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Boa ideia Dani! Adoro festa junina!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei o seu blog Michele e virei muitas vezes pois preciso mesmo de inspiração já que tenho um filho vegan e que gosto de mimar com deliciosas receitas, aqui já vi muuuuitas, obrigado por tudo o que partilha,

    beijos da Mariana de Portugal!

    ResponderExcluir