
Esses dias fiz um workshop de pães artesanais com fermentação natural que estava querendo há muito tempo. Foi muito legal. Ganhei o que chamam de "pézinho", que nada mais é que um pouquinho de fermento natural. A partir dele podemos fazer um montão de fermento, basta alimentá-lo. No entanto, não sei explicar o que houve. Meu fermento morreu e por isso estou de luto. A verdade é que ter um fermento natural é bem trabalhoso. É como ser mãe pela primeira vez e eu como já tenho dois filhos, um marido e uma cachorra pra alimentar. Esqueci do fermento.
Enfim, fiz esses pães sem o fermento natural e ficaram ótimos. Claro que não tem aquele sabor azedinho do fermento natural, mas fizeram bem o seu papel.
Pão de Tomate Confit e Escarola
1kg de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento biológico seco
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
de 600 a 700ml de água fria
6 tomates sem sementes assados no forno com azeite e sal
6 dentes de alhos escaldados
folhas de manjericão
1 pé de escarola refogado no azeite e alho
Misture a farinha com o fermento. Adicione o açúcar e o sal. Junte a água aos poucos e sove bem por uns 20 minutos. Deixe descansar coberto até que dobre de volume.
Retire todo o ar da massa e divida conforme quiser.
Recheie uma parte com os tomates assados, o alho e o manjericão. Borrife água e deixe crescer até dobrar o volume, nada menos, tem que dobrar.
Com outra parte, recheie com a escarola refogada e proceda da mesma forma.
Depois que crescer, borrife água e salpique sal grosso. Leve ao forno aquecido no máximo com uma assadeira cheia de água no fundo do forno. Asse 10 minutos com o forno no máximo e depois reduza. Deixe assar até que doure a superfície.
Com a sobra da massa faça pão francês ou recheie do que quiser.
Bom apetite!