sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Crepe de Shitake

Acredito que se nesse mundo não existissem os cogumelos eu seria uma pessoa menos feliz. Não há nada tão saboroso. Se eu tiver que escolher um dia uma última refeição, provavelmente terá cogumelo no prato.
Como se não bastasse ter um sabor sem igual, ele ainda é saudável. Ajuda no sistema imunológico e é riquíssimo em proteína.
Eu quis fazer uma crepe diferente, parecida com as panquecas americanas, só que salgada. Achei que valorizou o prato porque os cogumelos não ficaram escondidinhos embaixo da coberta :)


Crepe de Shitake
.
.
Massa:
.
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 ovos caipiras
leite o quanto baste para ficar com consistência de bolo grosso
sal marinho
.
Misture todos os ingredientes. Coloque uma frigideira antiaderente no fogo baixo e quando estiver bem quente, coloque uma pequena concha da massa no centro. A massa não pode escorrer, deve se concentrar no centro formando um disco de 10cm de diâmetro. Espere dourar e vire. Repita a operação até que a massa acabe. Reserve.
.
Shitake:
.
400g de shitake fatiado sem os cabinhos
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
200ml de creme de leite fresco
sal marinho e pimenta do reino
.
Aqueça uma frigideira com o azeite e coloque os cogumelos junto com o alho. Deixe grelhar em fogo alto, mexendo sempre. Quando estiver bem douradinho, acrescente o creme de leite e tempere com sal e pimenta.
Monte as crepes dispondo camadas de massa e cogumelos. Termine com cogumelos. Decore com uma folha de salsa e sirva imediatamente.
.
Bom apetite!

2 comentários:

Anônimo disse...

Está com uma cara deliciosa! Também amo cogumelos!

Unknown disse...

que delícia!! parabéns - tão simples, tão gostoso