quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Guacamole

O abacate é uma fruta um tanto polêmica, pois quem faz dieta para redução de peso não ousa nem mencionar seu nome. Tudo bem, tenho que admitir que é uma fruta calórica, mas seus benefícios vão muito além. Esse conceito de contar calorias para uma dieta já está ultrapassado. Tanto que a nutrição funcional está aí para provar. Na verdade, basta ter bom senso. Pense: um refrigerante "zero" não tem calorias, 100g de abacate tem 170Kcal, mas qual é o mais saudável? O que realmente vai te alimentar? Não vou nem entrar na questão dos malefícios do refrigerante, dos adoçantes etc.
O abacate é rico em gordura monoinsaturada que reduz os níveis de colesterol, é grande fonte de folato que é muito importante para as grávidas, além de prevenir doenças cardíacas e câncer.
Eu, pessoalmente, não sou lá muito fã de abacate em preparações doces (vitamina, creme etc), mas em pratos salgados eu adoro. O guacamole é um exemplo. Além de fácil é nutritivo. O segredinho do meu guacamole é que troco a cebola por cebolinha, assim fica mais suave. Outra dica importante é o frescor, pois é um prato que temos que fazer e comer imediatamente. Não dá para armazenar porque ele escurece e fica com uma aparência estranha.
Sirva com nachos (aqueles snacks de milho mexicanos) ou com torradinhas. Ah! Não esqueça de uma cerveja bem leve e gelada! Arriba!
Então vamos à receita.

Guacamole
Ingredientes:
1/2 abacate grande
suco de 1 limão pequeno
1 tomate orgânico sem sementes picado
3 ramos de cebolinha em rodelinhas
1 colher de sopa de coentro picado
sal e tabasco a gosto
Amasse o abacate grosseiramente com um garfo.
Misture os demais ingredientes e sirma imediatamente.
Buen provecho, muchachos!

4 comentários:

Carlos Baldo disse...

É muito bom mesmo. Até para quem já fez redução de estômago é uma opção interessante. Basta não abusar. Você vai gostar da minha salada japonesa. Um abraço.

Luisa Carvalho disse...

Oi Michele, uma nutricionista antroposófica disse certa vez que o abacate apesar de calórico, tem um grande potencial anti-inflamatório. Como na medicina antroposófica muitos casos de excesso de peso são vistos como um processo inflamatório do corpo, uma colher de sopa de abacate ao dia teria o potencial de ajudar no emagrecimento.
Parabéns pelo blog! aproveito a deixa pra perguntar se poderia citar algumas de suas receitas vez ou outra no blog da escola Waldorf Quintal Mágico, de Paraty, que estou organizando. Obviamente com os devidos créditos.

grata, Luisa

Michele Maia disse...

Oi Luiza,
que bom que você chegou aqui! Meus filhos estudam na Michaelis aqui no Rio. Já fui visitar a Quintal Mágico, adoramos!
Tem toda permissão para citar as receitas do blog. Estamos criando o cardápio para a Michaelis. Quando estiver pronto posso mandar para vocês e se quiserem vou aí treinar a cozinheira.
Sinta-se em casa
Bjs

Marcia disse...

Gostei muito do seu blog. Se desejar conhecer o meu, o endereço é www.medicinanatural.blogspot.com.
Acabei de fazer esse guacamole. O jantar ficou ótimo!