terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Caviar Veg

Hoje, fazer caviar "falso" virou uma tendência até entre os chefs mais conceituados. Já inventaram o de sagu, de quiabo, esferificados e esse que eu fiz de amaranto. Tirei a idéia de uma receita que usava amaranto e tinta de lula para dar a cor. Então, pensei em usar o açaí, que é a coisa mais pretinha do reino vegetal, e a beterraba, que também tem uma cor linda e parecida com o caviar original.
O amaranto é uma alimento altamente nutritivo, mas difícil de usar porque tem essa textura meio arenosa. São pequeníssimos grãozinhos, parecidos com a quinoa, só que bem menores.
Rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos. Como é rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. O alimento também funciona como uma ótima opção de variação nutritiva no cardápio dos celíacos, além de atuar no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares. Por isso que o consumo do amaranto é importante para o bom funcionamento do nosso organismo.
Já o açaí possui alto teor de gordura, porém, em grande parte são as gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), também presentes no abacate. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim, melhorando o bom e contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração. É riquíssimo em ferro, importante aliado para os vegetarianos e tem mais antioxidante do que qualquer fruta já estudada.
A beterraba é uma excelente fonte de vitaminas A, C e do complexo B.
Acho que nunca encontramos tantos motivos para fazer um prato.
Então, vamos a receita.
Caviar de Amaranto com Beterraba ou Açaí
Faça um suco com 1/2 beterraba grande e 200 ml de água. Coe e leve ao fogo para cozinhar até que o líquido tenha se evaporado quase completamente e os grãos estejam durinhos por fora e macios por dentro. Passe em uma peneira bem fina e reserve os grãos.
Pegue 50g de polpa de açaí e misture 200 ml de água. Proceda da mesma forma que a beterraba.
Tempere os grãos com um fio de azeite e sal.
Sirva acompanhado com torradinhas com ricota ou queijo de cabra.
Bom apetite!!

2 comentários:

Samille disse...

michelee!! adorooo seu site!! amei a receita!! quando tiver muito $$ te contrato rsrsrs, mas sempre uso suas dicas no buffet, coisas bacanas e baratas :)

Michele Maia disse...

Ahahahaha! Você sabe que quando me formei fui à São Paulo em busca de novas oportunidades e deixei meu currículo em muitos resturantes vegetarianos, mas ninguém me chamou. Ninguém apostou em mim :( Coisas da vida rsrsrsrs
Mas adorei o que você disse "coisas bacanas e baratas", porque é esse o objetivo. A criatividade é o que nos tira do óbvio e não ingredientes caros.
Bjs