quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Souflê de Batata, Queijo e Alecrim

Quer fazer um prato que agrada a todos? Faça um souflê. Nunca conheci alguém que não gostasse. Se vai receber uma visita que você não tem a menor idéia das preferências alimentares da criatura, sirva souflê. Esse por ser feito à base de batata, mais difícil ainda de errar. Também não conheço alguém que não goste de batata.
Agora, se seu convidado não comer ovos ou for vegano, esqueça o souflê e faça outro prato, porque não dá para fazer souflê sem ovos. Essa consistência leve e super aerada, só as claras em neve podem dar.
O souflê tradicional é feito à base de molho bechamel, onde adicionam-se as gemas e o ingrediente que você quiser (queijos, legumes, nozes e até frutas). Depois é só acrescentar as claras em neve, colocar na forminha e ir para o forno. Ele tem que sair do forno direto pra mesa, porque senão ele afunda. É igual ao risoto, nós é que esperamos por ele e não ele espera por nós.
Mas essa receita que estou postanto não é feita dessa forma. Por ser feita com batata, dispensa o molho bechamel, o que a torna sem glúten.
Voila!!!

Souflê de Batata, Queijo e Alecrim (sem glúten)

Ingredientes:

800g de batata inglesa
4 ovos (claras em neve)
100g de gruyère ralado
50g de parmesão ralado
1 colher de sopa de alecrim picado
sal e noz moscada

Modo de fazer:

Cozinhe as batatas em água e sal. Escorra a água e amasse até virar um purê. Espere esfriar e junte as gemas, o alecrim, o queijo, o sal e a noz moscada. Misture bem.
Acrescente as claras em neve e misture em movimentos suaves, de baixo para cima.
Unte um refratário com manteiga e farinha de arroz ou maisena. Coloque a massa e leve para assar em forno preaquecido a 180º por aproximadamente 40 min ou até que fique bem douradinho. Sirva imediatamente.

Bom apetite!

Um comentário:

Unknown disse...

uhm já copiei pro meu doc de Receitas. obrigada.