quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Flor de Sal

A Flor de Sal é uma finíssima película de cristais de sal que se forma na superfície da água das salinas, e que é cuidadosamente recolhida com um instrumento especial, que nunca toca o fundo.

A Flor de Sal não sofre qualquer processamento posterior, seca ao sol e é depois embalada, mantendo o sabor e a humidade do mar.

A “fina flor” do sal marinho tradicional é composta por pequenos cristais quebradiços, e a sua brancura deve-se ao cuidado com que é feita a recolha diária.

O Brasil já produz uma ótima flor de sal lá no Rio Grande do Norte. É a da Cimsal, que não deixa nada a desejar para as importadas, além do preço ser bem mais em conta.
A flor de sal é delicada. São cristais crocantes que desmancham na boca, provocando uma salivação que ativa os sabores dos alimentos. Deve ser usada principalmente na finalização dos pratos para que não perca essa crocância. Uma simples salada com flor de sal torna-se especial.

A Cacau Noir fez um chocolate chamado Copacabana, usando a flor de sal. Achei a idéia genial por associar o sal ao mar de Copa, além de ser uma delícia! E vejam o desenho do calçadão. Fofo demais!



Então, como minha amiga Aline disse, é poesia!
Não é frescura, é apenas estar atenta e valorizar esses pequenos detalhes e sabores que Deus nos deu!

3 comentários:

Unknown disse...

Michele,simplesmente sensacional. Acho que podemos trocar muitas informações e levar ao maior número de pessoas possível esse mundo maravilhoso da gastronomia que agrega, sobretudo, uma nova visão da vida.
Visite o nosso blog: www.estilogourmetsc.blogspot.com
Venha dar aula aqui prá gente!
Beijão.

Michele Maia disse...

Oi Marcelo, passei lá no blog e adorei. Que clima maravilhoso tem a escola, com aquele sol entrando pelas janelas! Dá vontade de cozinhar!
Será uma honra fazer parte desse projeto lindo.
Bjs

Nelson Fonseca disse...

Saudade do Marcelo e da Renata! Quero conhecer o Estilo Gourmet!
Eu ganhei uma caixinha com 3 diamantes de sal rosa e um ralador.
Transcrevo abaixo o verso da caixinha:

O que são cristais de diamantes de sal rosa?

Eles são cristais de sal marinho fossilizados e não poluídos,
formados há mais de 260 milhões de anos atrás.

De onde eles vêm?

Eles são cuidadosamente extraídos à mão das minas profundas de Khewa, no coração dos Himalaias na região da Caxemira paquistanesa.

E qual é a sua história?

Alexandre, o Grande levou este precioso sal para a Europa em 350 A.C. Posteriormente, eles foram usados exclusivamente por dignitários da Igreja e imperadores.

Acho um luxo levar a mesa e cada um ralar antes de comer mas uso só em ocasiões especiais!

Beijo